quinta-feira, 7 de abril de 2011

ÂNGELA GUIMARÃES É A NOVA SECRETÁRIA ADJUNTA DA SNJ/PR

Pessoas;

Estou escrevendo a tod@s para dividir a minha alegria e felicidade com uma notícia recebida ontem a tarde. Antes, quero afirmar que nesses anos de governo Lula e nesses 100 dias de governo Dilma, a presença de negros no executivo federal é mínima.

Iniciamos o governo Lula com o Gilberto Gil, Orlando, Matilde, Marina e Professor Bira ocupando espaços no primeiro escalão. No governo Dilma iniciamos com Orlando, Elói e Luíza Bairros no primeiro escalão. Uma redução considerável para negras e negros deste país de maioria negra.

Mas com a notícia de ontem, a presença de negr@s se torna mais que quantitativa. Torna-se qualitativa, militante, representativa, e próxima dos movimentos sociais, sobretudo do movimento negro. Ontem me foi noticiado, e divulgado no twitter, a indicação da companheira Ângela Guimarães, Conselheira do CEJUVE e do CONJUVE, militante da União de Negros pela Igualdade - UNEGRO, militante do PC do B, e minha amiga, para Secretária-Adjunta da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República.

Essa indicação contempla todo o movimento de juventude negra deste país por vários motivos, dentre eles, pela pessoa humana, militante e convicta que Ângela é. Pela sinceridade em lhe dar com os pares. Pela compreensão do projeto em andamento no país, suas contradições e as formas que podemos disputá-lo por dentro e por fora. E como eu já falei, ainda há milhares de várias outras qualidades.

Negona! No Rio de Janeiro,lembro de ter conversado contigo e com o Samoury sobre a nossa relação enquanto militantes. E que essa relação estava (e está) para além dos nossos partidos, das nossas organizações. Ela está pautada no respeito e na compreensão de a luta de enfrentamento ao racismol, ao sexismo e Contra a homofobia, garantindo a sobrevivência da juventude negra e do povo negro em seus mais diversos aspectos é o norte que baliza a nossa ação e a nossa aliança negra. E reafirmo este compromisso. Estamos juntos, minha amiga. Companheira. Vizinha. Irmã!!!!

Sei que o PC do B estará bem representado. A Unegro estará bem representada. Mas para além dessas duas organizações, a juventude negra e o povo negro brasileiro estão muito mais bem representadados ainda neste governo.

Parabéns, mminha irmã!!!!! E sigamos juntos e firmes, pois a tarefa colocada é árdua. E você está qualificada à altura para lhe dar com os desafios que virão.

E nós estaremos aqui para ajudá-la, no que for!!!!

Um forte abraço, e que os Orishás lhe iluminem e guiem nesta nova tarefa!!!

Roque Peixoto

terça-feira, 5 de abril de 2011

CEN elege nova Coordenação Nacional

A Coordenação Nacional do Coletivo de Entidades Negras se reuniu nos dias 26 e 27 de março de 2011 e, entre as várias decisões tomadas em dois dias de extensas reuniões elegeu sua nova coordenação nacional que ficou assim composta:

Coordenador Geral - Marcio Alexandre
Coordenadora de Gênero - Lindinalva de Paula
Coordenadora de Trabalho e Renda - Gaiaku Deusimar (havendo, portanto, a necessidade de escolha de uma nova coordenação no Rio de Janeiro)
Coordenadora de Religiosidade - Mãe Jaciara de Oxum (havendo, portanto, a necessidade de escolha de uma nova coordenação na Bahia)
Coordenação de Cultura - Uma comissão formada por Silvia Rita, Albino Apolinário e Edson Costa
Coordenação de Juventude - Diogo de Paula
Coordenador de Formação - Silvestre Antônio
Coordenadora de Comunicação - Yoná Valentim.

A Coordenação Nacional do CEN é composta ainda pel@s coordenadores/as dos Estados que hoje são: Bahia, Pernambuco, Rondônia, Alagoas, Maranhão, Sergipe, Brasilia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul.

Participação em conselhos:
Conselho Nacional de Segurança Pública passa a ser titular a senhora Dikota Djanganga e suplente o senhor Renildo Barbosa;
Como representante do CEN no Forum Nacional de Entidades de Direitos Humanos, fica a senhora Patrícia Ahualli, coordenadora do CEN/DF
Nos outros, mantêm-se como está. 

Marcio Alexandre M. Gualberto
COORDENADOR GERAL DO CEN
-------------------------
Telefones:

(22)8160-6376 (Tim/Araruama)
(22)8819-6832 (OI/Araruama)
(21)7596-7156 (Claro-RJ)
MSN: marciodexango@hotmail.com

Conselheiros e mesa diretora do CEJUVE são empossados nessa quinta-feira

Postado por Equipe Jovem Gera Ação em 31 mar 2011 

A posse dos membros do Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE) para o biênio 2011- 2012 aconteceu na manhã dessa quinta -feira (31) de março, na Assembléia legislativa da Bahia.  O encontro foi mediado por Felipe Freitas, presidente do Conselho na gestão de 2009-2010.

No encontro, além de nomear os conselheiros, foi definida a nova mesa diretora do CEJUVE, composta pelo presidente, o vice- presidente e o secretário executivo.  Como presidente, o poder público elegeu Juremar Oliveira, que na gestão anterior ocupou o cargo de presidente e em 2010 foi vice do Conselho. Já posto de vice, foi ocupado pela representante da sociedade civil Rebeca Ribas.

O presidente não escondeu a satisfação de presidir o CEJUVE pela segunda vez e destacou a responsabilidade que passa a assumir junto com as dezenas de movimentos juvenis de pautar as demandas da geração de jovens baianos. Segundo ele, a experiência da convivência com a estrutura do poder público e com a diversidade de opiniões dos movimentos juvenis será usada como parâmetro nessa gestão.  “Esse acumulo não deve se perder nesse mandato. O que foi positivo será usado como exemplo e aprenderemos com os desacertos”.

Ainda de acordo com Oliveira, o primeiro ano do CEJUVE rompeu com o imediatismo. “Não é fácil criar algo a partir do que não existe. Nessa nova gestão precisamos ‘jogar para cima’ e usar a experiência da gestão anterior para aumentar o patamar de elaboração de políticas de juventude, fortalecer métodos que ampliem a democracia, a influência do Conselho junto ao governo e sociedade civil e a participação juvenil no CEJUVE”.

A vice- presidente, Rebeca Ribas, destacou a representação significativa da participação das mulheres no CEJUVE e relembrou o importante papel de Eliane Souza, que foi vice- presidente do Conselho em 2009.  Riba também destacou o valor de se manter conselhos que atuaram na gestão anterior, porém enfatizou a importância da chegada dos novos membros.

“Nessa nova composição conseguimos conservar conselheiros da gestão passada, e isso faz com que tenhamos uma herança mínima para continuar. Os novos nos tás uma carga de renovação importante para dá mais vida, já que eles chegam com disposição e muita garra. Isso é muito importante para um espaço como o CEJUVE que é cheio de desafios”, aponta Ribas.

Desafios

Temos muitos desafios, admite a vice-presidente.  O Conselho precisa aprimorar seus mecanismos de funcionamento e processos. Temos a tarefa de fazer com que a juventude veja cada vez mais no Conselho um espaço de referência para trazer suas questões e propostas.  “Os mecanismos que o CEJUVE tem para fazer o monitoramento e proposição das políticas de juventude precisam ser focados”.

“Uma das principais metas do Conselho Estadual de Juventude é construir a maior Conferência Nacional de Juventude do país, tanto em número de participantes quanto na elaboração diretrizes”, afirmou Juremar Oliveira.

 Antonia Borges

Calendário de Consulta Pública do PPA 2012-2015 inicia Plenárias Territoriais

04/04/2011

Começa terça, dia 5 de abril, na cidade de Feira de Santana, as reuniões territoriais do Calendário de Consulta Pública do Plano Plurianual (PPA) Participativo (2012-2015). O PPA-Participativo é um canal de diálogo aberto entre a sociedade civil organizada nos diversos Territórios de Identidade (TIs) da Bahia com o poder público estadual e municipal. As Plenárias locais dos TIs acontecerão em vários municípios baianos de diferentes regiões até o dia 27 de maio deste ano.

Além da Plenária de abertura em Feira de Santana, o Secretário de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, e outros secretários também participarão dos eventos como representantes do poder público estadual. O governo espera que a propostas que irão ser apresentadas sejam estruturantes e promotoras do desenvolvimento social e econômico das localidades. Para tanto, três pilares básicos para a fundamentação das propostas foram pensados: desenvolvimento do Território de Identidade; foco em ações estratégicas; foco na diversidade sócio-cultural. Isso, tendo como estratégia de fundo o vínculo ao Projeto Pensar Bahia 2023.

Os grupos de trabalhos das Plenárias Territoriais do PPA-Participativo deste triênio estarão divididos em núcleos temáticos: Educação; Saúde; Agropecuária; Inclusão Social, Infra-estrutura, Igualdade de Direitos Humanos com foco em Etnia e Gênero; Segurança e Integridade Social; Cadeias e Redes Produtivas, Infra-estrutura, Econômica, Logística e Meio Ambiente; Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação, Turismo, Copa 2014 e Gestão Democrática do Estado.

Segundo a opinião de técnicos da SERIN, “criou-se na sociedade a expectativa na realização das 26 Plenárias nos principais municípios que compõem os territórios”.

As Plenárias ocorrerão em 26 cidades, a saber: Feria de Santana; Serrinha; Itaberaba; Jequié; Santa Maria da Vitória; Ibotirama; Barreiras; Macaúbas; Juazeiro; Vitória da Conquista; Jacobina; Mutuípe; Eunápolis; Itapetinga; Ilhéus; Valença; Guanambi; Senhor do Bonfim; Seabra; Alagoinhas; Irecê; Paulo Afonso; Riachão do Jacuípe; Cipó; Cruz das Almas e Cruz das Almas.