sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ofício de Baiana de Acarajé é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia


*Por Roque Peixoto
Hoje pela manhã foi inaugurado o Salão de Atos da Governadoria. Na oportunidade, foi também assinado o Decreto de Lei que reconhece o Ofício da Baiana do Acarajé como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. O ofício foi registrado no Livro Especial de Saberes e Modos de Fazer do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado. A solicitação de registro foi requerida pela Associação das Baianas de Acarajé e Mingau (ABAM), que mesmo já tendo o reconhecimento federal, via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), considerou de relevância o registro também estadual, por se tratar de uma prática eminentemente baiana.

Ai fica a pergunta. ACM avô dizia tanto que amava as Baianas de Acarajé. O povo do PFL/DEM se apropriava tanto da imagem das baianas nas suas atividades. SE é que eles adoravam tanto as Baianas de Acarajé, porque não atenderam este pedido antes? Pois, segundo representantes da ABAM, esta solicitação já teria sido feita nos governos passados (PFL/DEM), mas nunca foi atendido. Será que o ACM Neto Grampinho gosta mesmo das Baianas? Se gostar como o avô gostava, é bem capaz de colocar o rapa pra derrubar tabuleiro se ganhar as eleições. 

Por isso tudo, e por amar as Baianas de Acarajé e ver que as mesmas só conseguiram o que tanto sonhavam que era o reconhecimento público e institucional do seu ofício, e que só foi possível no governo do PT que eu Voto 13. #SouPelegrino!

 * Roque Peixoto é militante da Coordenação Nacional de Entidades Negras e membro do Setorial de Combate ao Racismo do PT