sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Secretário de Segurança Pública visita canteiro do EEP

O canteiro de obras do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP), um dos maiores investimentos privados da Bahia nos últimos dez anos, recebeu hoje (30/8) a visita do secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia Maurício Barbosa. O titular da SSP esteve acompanhado do subsecretário Ary Oliveira e da diretoria do EEP, além de gerentes e técnicos do empreendimento, que tem como acionistas a Odebrecht, OAS, UTC e a japonesa Kawasaki.

O encontro foi motivado pelo avanço físico das obras e pela necessidade de planejar projetos e ações de segurança pública que beneficiem as comunidades localizadas no entorno ao empreendimento.

“Nosso papel aqui hoje é conhecer de perto o estaleiro e, na sequência, planejar projetos e ações que impactem positivamente a população do entorno”, garantiu Barbosa.

Durante a visita, os diretores Silvio Zen (Implantação), Humberto Rangel (Relações Institucionais) e Ricardo Lyra (Pessoas) apresentaram os principais marcos do empreendimento, onde serão fabricados, já a partir de 2014, seis sondas de perfuração que serão utilizadas pela Sete Brasil para exploração de petróleo em águas profundas.

Fonte: Coordenação de Comunicação do EEP/CEP

terça-feira, 27 de agosto de 2013

CONEN realiza atividades de encerramento do Agosto Negro - Ano V

Há alguns anos o Movimento Negro no Brasil vem realizando atividades no mês de agosto. Essas iniciativas compõem o “Agosto Negro”, inspirado no levante político de agosto de 1963 em defesa dos direitos civis do povo negro nos Estados Unidos quando Martin Luther King, Bayard Rustin e Phillip Randolph, entre outras lideranças, convocaram a Marcha sobre Washington levando mais de 250 mil pessoas às ruas da capital dos EUA, tendo como principais pautas a integração racial, direito à moradia digna, pleno emprego para o povo negro, direito ao voto e educação integrada.

Neste ano, a Coordenação Nacional de Entidades Negras, CONEN, realizou o ciclo de atividades “AGOSTO NEGRO DA CONEN – ANO V”, com excursão à cidade de Cachoeira para os festejos da Irmandade da Boa Morte, seminários dentre outras atividades. O Agosto Negro da CONEN também fez referências à Revolta dos Búzios, que aconteceu em Agosto de 1798, e à memória da luta das mulheres negras da Irmandade da Boa Morte, que alforriou e libertou milhares de homens e mulheres negras no Recôncavo Baiano.
 
Finalizando com chave de ouro, a Juventude da CONEN realizará neste sábado, dia 31 de agosto, a atividade “CAFÉ FALANTE: Mobilização para Transformação da Juventude” com tema “A Juventude na Participação Popular e no Controle Social”. O Café Falante acontecerá no Forte da Capoeira, localizado no Largo do Santo Antonio Além do Carmo, a partir das 08h da manhã.


Ao final do dia, haverá o show de encerramento do Agosto Negro – Ano V “Consciência Negra é Preciso” com a banda Aspiral do Reggae. O evento começará às 19h na Praça Tereza Batista, Pelourinho. É de graça!!!


Estaleiro Enseada do Paraguaçu recupera píer de Barra do Paraguaçu

Por Blog do Zevaldo

O Estaleiro Enseada do Paraguaçu continua prestando serviços às comunidades do entorno do empreendimento. Dessa vez, a comunidade da Barra do Paraguaçu foi beneficiada com a recuperação do seu píer.

Após oito dias de trabalho e dedicação total de quinze integrantes do Estaleiro, o píer do distrito de Barra do Paraguaçu foi recuperado.

“Reformamos todo o guarda corpo e o piso que estava solto. Além disso, pintamos e limpamos toda a área. É gratificante poder melhorar um equipamento que serve a minha comunidade”, comentou Gerson Silva, ajudante de obras civis do Estaleiro e morador da comunidade de Cairu, que também será beneficiada com o novo píer.

Fonte: Marcelo Gentil - Comunicação do EEP

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Biruta no Mar foi a escuna mais animada da Regata Aratu X Maragojipe

Por Roque Peixoto


A Nau Biruta no Mar, versão “marítima” do Bloco Biruta, liderado por Sérgio Barreto, também conhecido como Cecéu, se apresentou como uma ótima, se não a melhor, opção para quem quer acompanhar a Regata Aratu X Maragojipe.

Com cerca de 100 pessoas, o Biruta no Mar zarpou ao som de Iracema, que inovou iniciando seu repertório com uma versão tecno funk de “Prepara” da Anita. No seu set list ainda teve samba, pagode, MPB, além do arrocha, especialidade da cantora Maragojipana.

Este ano o Biruta no Mar completou 19 anos de forma esplêndida, com um público seleto e especial que contou com a presença de personalidades como empresários, Policiais Militares, políticos, lideranças sociais e uma juventude que foi até a Barra do Paraguaçu e voltou dançando e agitando sempre cantando e exaltando o hino popular a São Bartolomeu.

O destaque, de fato, foi à forma séria e comprometida que Sérgio, o nosso Cecéu, organizou e conduzio a excursão, com o apoio de sua leal companheira Nana. E esse compromisso e seriedade se refletiram no comportamento do público presente na escuna que quase não queria deixar Iracema terminar sua apresentação, quando a embarcação atracou na Ponte do Caijá quando retornou da Barra do Paraguaçu, pois a vontade do quero mais, com alegria e paz, contagiou a galera.

Para o ano que vem, quando comemora 20 anos de Regata Aratu X Maragojipe, o Biruta promete e Cecéu já conversou com o nosso blog sobre algumas mudanças e surpresas que abrilhantará mais ainda a versão marítimo-fluvial desta que é a melhor opção de lazer no acompanhamento da Regata. E este blog estará fazendo toda a cobertura, desde os preparativos até o Biruta no Mar 2014.

SEINP ARTICULA ESTRATÉGIAS DE SEGURANÇA PARA ENTORNO DO ESTALEIRO

23 de agosto de 201

Bahia Economica

O titular da Secretaria da Indústria Naval e Portuária (SEINP), Carlos Costa, reuniu-se com o Secretário de Segurança, Maurício Barbosa, e equipe técnica para articular estratégias de segurança nos municípios no entorno do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP), principalmente naqueles de impacto direto: Maragojipe, Salinas da Margarida e Saubara.

Segundo Carlos Costa, a chegada de um empreendimento desse porte já está criando oportunidades de crescimento social e econômico para a região. "Além de mais empregos para os moradores dos municípios do entorno do estaleiro, a chegada dessa planta industrial já vem influenciando setores como os da saúde e segurança", destacou Costa.

O Secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa enfatizou que há um interesse coletivo de incrementos na política de segurança pública na região do entorno do EEP. "Já estamos avaliando com a área de inteligência da SSP-BA os números que refletem a violência nesses municípios e seu consequente crescimento desde o início das obras do Estaleiro", explica o Secretário Barbosa.

Carlos Costa disse que a articulação que a SEINP vem realizando na região tem alavancado resultados satisfatórios. Para os municípios de Salinas da Margarida e Maragojipe, já está previsto para o início de 2014 a instalação do primeiro Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), agregando as Polícias Civil e Militar.


Irlã Andrade