terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Display do Navegando Juntos Chega a Maragojipe

O Estaleiro Enseada quer informar à população suas ações, conquistas, oportunidades e marcos. Quer se aproximar cada vez mais das comunidades que ficam no seu entorno. Para isso, foi instalado na sede da Prefeitura de Maragojipe um display do Navegando Juntos, onde as edições do boletim são disponibilizadas para o público. A primeira cidade contemplada com a instalação da peça foi Salinas da Margarida, porém, o próximo passo é levar também para Saubara, com possibilidade de ampliar para outras cidades.

Atualmente, o boletim tem tiragem mensal de 15 mil exemplares. O conteúdo do jornal traz sempre novidades para integrantes e comunidades, como cursos de capacitação profissional e o estágio de andamento da obra, que hoje está mais de 50% concluída. Além da versão impressa, também é possível acessar a coleção completa com todos os exemplares via Issuu (www.issuu.com/estaleiroenseada).

O Estaleiro Enseada é um dos maiores investimentos feitos na Bahia nos últimos 10 anos e nasceu da associação de quatro empresas de atuação global (Odebrecht, OAS, UTC e Kawasaki) em torno de um objetivo comum: o desenvolvimento da indústria naval brasileira.

Fonte: Comunicação EEP

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

BAHIA VAI GANHAR POLO INDUSTRIAL COM CAPACIDADE PARA GERAR 20 MIL EMPREGOS

O Polo Industrial do Recôncavo, a ser implantado no Km 44 da rodovia BA-001, no município de Nazaré, terá capacidade para abrigar 100 indústrias e possibilidade de gerar 20 mil empregos diretos. Com 11 milhões de metros quadrados, o empreendimento terá espaço para armazenamento e logística, além de áreas destinadas às reservas florestais e às usinas de tratamento de resíduos sólidos e efluentes.
Para o secretário estadual da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, o empreendimento pode gerar impacto na economia baiana equivalente ao da instalação do Polo Industrial de Camaçari, na década de 70. “Por conta da privilegiada localização, próxima a áreas de exploração da Petrobras e do Estaleiro do Paraguaçu, a expectativa é de que muitas indústrias sejam instaladas na região com o objetivo de suprir as demandas desses empreendimentos”.
Entre os compromissos assumidos pelo Governo da Bahia no projeto está a melhoria da infraestrutura, a exemplo da duplicação da BA-001. Além disso, na contrapartida estadual, constam os incentivos oferecidos pelo programa Desenvolve, com diferimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na instalação e compra de insumos, máquinas e equipamentos.
Vocação
O projeto de implantação do Polo Industrial do Recôncavo foi homologado em audiência pública realizada em Nazaré, da qual participaram representantes da sociedade civil, do Governo do Estado, da Prefeitura de Nazaré e de empresários.
Segundo o diretor do consórcio responsável pela implantação do Polo Industrial do Recôncavo, Leonam Torres, há uma conjunção de fatores a favor do empreendimento. “O Estaleiro do Paraguaçu vai demandar uma série de equipamentos e serviços que serão supridos diretamente pelo Polo do Recôncavo. Além disso, a região possui vocação natural para a produção de alimentos, que pode ser absorvida diretamente pelo novo complexo industrial que está nascendo”.

Fonte: SECOM/BA

EXECUTIVOS CHINESES VÃO VISITAR A BAHIA PARA AVALIAR NOVOS INVESTIMENTOS NO ESTADO

Nos próximos meses, executivos de várias empresas chinesas, principalmente do ramo automobilístico e de máquinas pesadas, desembarcarão na Bahia para avaliar a possibilidade de se instalar no estado e avançar nas negociações com o governo baiano. A visita dos executivos foi confirmada pelo governador Jaques Wagner, que se encontra na China, desde a última sexta-feira (24), em reuniões nas cidades de Pequim, Chongqing e Hong Kong, com empresas interessadas em ampliar os negócios no exterior.
Em missão comercial iniciada no Japão no dia 18, onde visitou o estaleiro da Kawasaki e profissionais baianos que estão recebendo treinamento da companhia naquele país, o governador apresentou às empresas do Grupo Kawasaki (Kawasaki Heavy Industries Ltd. –KHI) – um dos quatro acionistas e parceiro tecnológico do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP), localizado em Maragojipe, no Recôncavo Baiano –, as potencialidades de investimentos na Bahia.
De acordo com Wagner, que também se reuniu com o presidente do Grupo Kawasaki, Shigeru Murayama, os executivos demonstraram interesse em ampliar os investimentos no estado com a atração de empresas fornecedoras de equipamentos para a indústria naval baiana. A KHI compreende cerca de 100 empresas no Japão e ao redor do globo, que, em conjunto, forma um dos maiores grupos empresariais, industriais e tecnológicos do mundo.
Nesta segunda-feira (27), o governador segue da China para o país africano da Etiópia, onde, na terça-feira (28), na capital Adis Abeba, participa do Fórum da União Africana. Durante o fórum, será entregue à União Africana um relatório elaborado no Encontro África e a Diáspora Africana (EADA), realizado em novembro do ano passado, em Costa do Sauípe, na Bahia, como proposta para a formulação da ‘Agenda África 2063’.
O governador desembarca em Salvador na próxima quarta-feira (29).

Fonte: SECOM/BA